
Interfonia Celular
Sistemas de interfonia celular para Condominios
Porteiro na Guarita
Painel Externo
Seu celular
Seu telefone fixo
Nossas Solucoes em Interfonia sem fio Gsm 3G permitem que os moradores atendam aos visitantes do condomínio no seu aparelho celular, esteja em sua residência ou em qualquer outro local com sinal de telefonia celular. Através de uma simples ligação que o morador recebera e podera abrir o portão e permitir a entrada do visitante remotamente pelo celular.
Instalação rápida e sem nenhuma obra.



Nosso Sistema realiza a comunicação entre a portaria e a unidade em condomínios de casas ou apartamentos, sem a necessidade de cabeamento, reduzindo,significamente, o custo desta etapa da obra. Na portaria pode ser utilizado um telefone convencional e/ou um porteiro externo DTMF. A comunicação é feita utilizando a rede celular GSM 3G, o que torna o produto ainda mais flexível, pois o usuário pode atender os visitantes, mesmo que não esteja em casa, através de seu celular. O equipamento permite o cadastro de até 10000 numeros, com cadastro de dois números de telefone por residencia, ou seja atende condominios com ate 5000 casas ou apartamentos. Diversos parâmetros e funções adicionais podem ser configurados na Central, para isso é necessário entrar no menu de programação. A programação poderá ser feita, através de um aparelho telefônico conectado diretamente a central ou pelo Software próprio conectado a um computador via cabo usb ou ainda via internet pelo novo portal disponivel nos modelos 3G MP1T / MP2T.

Interfonia celular conjugado ao sistema cabeado
O MPTR é a inovação, praticidade e segurança que faltava, pois ele utiliza a rede de celular (GSM/3G) e a comunicação do interfone cabeado para realizar ligações entre a portaria e os apartamentos ou casas em condomínios. Mas como funciona? O MP-TR é conectado entre um painel externo (DTMF) e a central cabeada (DTMF), pois conta com duas conexões, sendo uma FXS e uma FXO. Quando for discado o número referente ao apartamento, por exemplo 202, o MP-TR realiza a ligação para o terminal no apartamento e para os números telefônicos que foram cadastrados para o apartamento 202. Chama simultaneamente no interfone fixo e no celular cadastrado.


QUAL A INFRAESTRUTURA NECESSÁRIA PARA INSTALAR UM INTERFONE CELULAR?
Por utilizar a comunicação sem fio (tecnologia celular), a infraestrutura necessária é muito singela. A instalação típica de um sistema completo de Interfonia celular, independentemente da quantidade de moradias do condomínio, se resume a um painel de rua ou aparelho de telefone do porteiro, a central de Interfonia celular e uma fechadura elétrica ou eletroímã.
Há basicamente três modos de operação do sistema, mas a infraestrutura se mantém praticamente a mesma:
1- Porteiro intermedia a comunicação entre visitantes e moradores
Nos condomínios onde a intermediação do contato entre os visitantes e os moradores deve ser feita pelo porteiro (vigia), deve-se conectar um aparelho de telefone convencional na central (não é necessária uma linha de telefone fixo, mas apenas conectar o aparelho à central). Este aparelho deve ser instalado no interior da guarita e sempre que um visitante desejar ingressar no condomínio o vigia chama o morador teclando o número da residência.
2- Visitantes teclam diretamente o número da residência no painel externo (modo mais comum)
Este é o modo mais utilizado para a Interfonia celular, pois não depende da figura do porteiro, reduzindo custos do condomínio. Nesse modo, conecta-se um painel externo na central de condomínio (12 ou 13 teclas) para permitir que os próprios visitantes chamem os moradores desejados.
Pode se utilizar porteiro RFID com tags de aproximação para liberar o portão para moradores.
3- Visitantes e porteiros podem chamar os moradores
Pode-se também optar pelas duas possibilidades simultaneamente, ou seja, os visitantes podem chamar os moradores teclando diretamente no painel externo ou solicitar a intermediação do porteiro, chamando na tecla “portaria”. Nas duas primeiras opções pode-se utilizar o Kit Portão, que possui apenas uma conexão para painel ou aparelho de telefone. Já o modo de operação número 3 necessita o Kit Portão/Portaria, que permite a conexão de um painel externo e um aparelho de telefone.
Controle do acesso dos visitantes
No modo de operação 1, o vigia libera a entrada dos visitantes através de um botão instalado no interior da guarita, não dependendo de nenhum outro equipamento para isso, além do dispositivo de travamento da porta (fechadura elétrica ou eletroímã). Já nos modos de operação 2 e 3, o dispositivo de travamento é conectado no painel de rua. Desta forma tanto morador quanto porteiro podem permitir a entrada de visitantes enviando um comando pelo teclado numérico do seu telefone, tanto celular quanto fixo. Basta, por exemplo, teclar “*1” para que o painel externo libere a entrada.
Infraestrutura necessária
Como toda a instalação permanece apenas na entrada do condomínio, não é necessário levar eletrodutos a cada apartamento ou casa para transportar os fios até a central, pois a Interfonia celular utiliza a infraestrutura das operadoras de telefonia celular para realizar chamadas para os telefones dos moradores, sejam eles fixos ou celulares. Desta forma, em um sistema com painel externo com teclado numérico (para que o próprio visitante chame o morador) será necessária a seguinte instalação:
1- Eletroduto e um pequeno cabo para conectar o dispositivo de travamento da porta no painel externo;
2- Eletroduto e pequeno cabo para conectar o painel externo a central de interfone;
3- Nos casos onde se deseja manter o sistema em funcionamento durante faltas de energia elétrica, deve-se conectar os equipamentos a um nobreak,específico para essa aplicação.
Agora você já viu que a infraestrutura necessária para a instalação da Interfonia celular é muito simples. Caso tenha alguma dúvida estamos à disposição através do nosso contato.